Apresentação

A Literacia Científica dos jovens em Portugal foi avaliada como um aspeto problemático relativamente à média dos outros países da OCDE (OCDE, PISA, 2012), e embora as conclusões do relatório Pisa 2015 mostrem melhorias significativas nos indicadores, o desenvolvimento de estratégias a longo prazo é necessário para potenciar resultados no futuro.

Assim, o principal objetivo deste projeto centra-se na criação de estratégias que possam incrementar o nível de literacia científica em fases cruciais do desenvolvimento escolar, nomeadamente, no ensino básico e secundário.

Este projeto, que decorreu em 2016, centra-se na hipótese de que a promoção da literacia científica pode passar pelo desenvolvimento de ferramentas de leitura e de compreensão, para as quais a investigação em linguística (dos textos e dos discursos) e em didática do português terá um papel decisivo.

O projeto Promoção para a Literacia Científica visa incrementar a literacia científica, através das etapas seguintes:

 

 1) criação de um corpus de textos de divulgação científica recolhidos em revistas e jornais nacionais;
 2) identificação, descrição e análise de géneros textuais utilizados para
divulgar ciência;
 3) criação de brochuras destinadas a professores com vista ao desenvolvimento
de capacidades de leitura;
 4) realização de uma ação de formação que dissemine os resultados das análises;
 5) implementação de percursos didáticos com professores cooperantes.