A Literacia Científica dos jovens em Portugal foi avaliada como um aspeto
problemático relativamente à média dos outros países da OCDE (OCDE, PISA,
2012), e embora as conclusões do relatório Pisa 2015 mostrem
melhorias significativas nos indicadores, o desenvolvimento de estratégias a
longo prazo é necessário para potenciar resultados no futuro.
Assim, o principal objetivo deste projeto centra-se na criação de estratégias
que possam incrementar o nível de literacia científica em fases cruciais do
desenvolvimento escolar, nomeadamente, no ensino básico e secundário.
Este projeto, que decorreu em 2016, centra-se na hipótese de que a promoção da
literacia científica pode passar pelo desenvolvimento de ferramentas de leitura
e de compreensão, para as quais a investigação em linguística (dos textos e dos
discursos) e em didática do português terá um papel decisivo.
O projeto Promoção para a Literacia Científica visa incrementar a literacia
científica, através das etapas seguintes:
1) criação de um corpus de textos de divulgação
científica recolhidos em revistas e jornais nacionais;
2) identificação, descrição
e análise de géneros textuais utilizados para
divulgar ciência;
3) criação de brochuras
destinadas a professores com vista ao desenvolvimento
de capacidades de leitura;
4) realização de uma ação de
formação que dissemine os resultados das análises;
5) implementação de
percursos didáticos com professores cooperantes.